Ano iniciando gera dúvidas. O que nos espera em 2024?

Cenários | 0 comments

Pedro Cypriano

Pedro Cypriano

24/01/2024

expectativa cenario tendencias 2024 noctua artigos consultoria-min

Começa 2024 e são diversas as dúvidas sobre o que vem pela frente:

  • Seguiremos em crescimento? Se sim, em qual intensidade?
  • Quais são as principais oportunidades e desafios?

Para ajudar nas discussões, compartilharei a minha visão e os principais insights dividido em um artigo recente publicado no Hotelier News.

Primeiro, alguns destaques até aqui:

  • Mercado aéreo caro, mas dinâmico. Demanda doméstica acima de 2019, apesar do aumento das passagens próximo a 30% além da inflação, sem perspectiva clara de queda.
  • Eventos e lazer no pico histórico. Nos resorts, incrementos de receita superam a inflação em até 30%, em comparação com 2019.
  • Brasileiros voltaram a viajar ao exterior. Gastos de brasileiros em viagens internacionais crescem e a demanda doméstica segue forte.
  • Hotéis urbanos aceleram. Em RevPAR, excedemos em 12% os valores de 2019, além da inflação. Agora, precisamos buscar os valores de 2013 (pico histórico).
  • Luxo em evidência no país. Em volume e, principalmente, em diária, tivemos avanços significativos e uma propensão maior a novos investimentos.

Para um país no qual a economia cresceu em média 1% nos últimos 10 anos, a fotografia atual do turismo não é nada má.

E o que esperar para 2024?

  1. Otimismo segue presente. Tanto para lazer quanto para eventos e negócios, independente da categoria do hotel.
  2. Mais em diária, menos em ocupação. Com economia fraca, espera-se aumento modesto de demanda.
  3. Crescimento em desaceleração. Sim, cresceremos menos, mas sobre uma base maior e com baixa volatilidade.
  4. Custo controlado, mas acima da inflação. Maior atenção ao dissídio, que pode crescer até 2 dígitos.
  5. Atenção às diárias negociadas. O ponto com maior incerteza sobre a intensidade de crescimento.

As perspectivas em números

Para uma visão quantitativa sobre as expectativas de evolução de desempenho em 2024 nos principais mercados urbanos, veja abaixo a média do que esperam os hoteleiros participantes da pesquisa Orçamentos Hoteleiros 2024, elaborada pela Noctua Advisory em parceria com o Hotelier News. Em resumo, crescer dois dígitos além da inflação não será mais tão simples, especialmente nos mercados com base mais alta de resultados.

Expectativa de evolução de ocupação e diária média em 2024. Pesquisa Orçamentos Hoteleiros | Noctua & Hotelier News. Desvio estimado em 2 p.p. para cima ou para baixo.

Por fim, como crescer além do orgânico?

Sim, a fase de crescimento orgânico ficou para trás. E em um país com economia ainda modesta, depender apenas do macroambiente limitará o potencial de resultado de nossos negócios. Logo, olhar para dentro e desenhar estratégias para potencializar a performance de nossos hotéis é fundamental. Vejamos alguns caminhos:

  • Reformas e modernização dos ativos. Empreendimentos reformados podem conseguir incrementos de até 30% em receitas.
  • Atenção a tarifas negociadas. Aqui está uma parcela relevante do nosso negócio, com valores até 50% abaixo das tarifas públicas.
  • Inteligência de mercado e analytics. Temos ferramentas no setor, mas precisamos melhor utilizá-las, com estratégia e ações táticas.
  • Eficiência operacional. Melhoria e padronização de processos, junto a investimentos em tecnologia, melhoram a margem operacional dos hotéis.
  • Potencializar outras receitas. Estímulo e facilitação a consumo, com PDVs agradáveis, produtos e experiências atrativas.

Mais informações?

Ainda não teve acesso à versão completa do estudo Orçamentos Hoteleiros 2024? Clique aqui para ter acesso.

Pedro Cypriano

Pedro Cypriano

Pedro Cypriano é especialista em investimentos e gestão estratégica, fundador e sócio-diretor da Noctua Advisory | Inteligência em hospitalidade e entretenimento. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou centenas de projetos junto a consultorias globais, na Europa, no Oriente Médio, na África e na América Latina. Conselheiro de empresas de multipropriedade, timeshare e hotelaria. É autor do livro Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil, pela editora SENAC, e professor em cursos de pós-graduação e programas executivos no Brasil e no exterior.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *